27.12.15

bilhete premiado


Qual ser amado não envolve paisagens, continentes e populações mais ou menos conhecidos, mais ou menos imaginários?

Gilles Deleuze

La librería es un territorio con una psicogeografía propia, es un lugar de confluencias de vidas reales e imaginarias, y los libros tienen su propia historia aparte de la que cuentan

Manuel Rivas

**

Fui questionado, certo fim de tarde com relâmpagos e chuva, por simples escarnio ou ironia de Ana, o que eu faria se ganhasse na loteria. Eu não pude responder rapidamente. Ela me pegava entre um meio sono e a digestão de uma leitura. Pensei me virando em sua direção que brincadeira ela jogava como rede para cima de mim? Mas para entrar no jogo e não ser visto como um chato de plástico que não sabe conversar, eu respondi que abriria uma livraria em Buenos Aires. 

Surpresa, Annuska, como eu gostava de lhe chamar, indagou-me: 

- Mas você trabalharia?
- Sim. Também, para complementar e sustentar-se no "sonho", eu compraria o prédio em que habito.
- Cê diz este aqui?
- Claro. 
- Todo ele?
- Todo. E entregaria para cada família. Reformaria outros. E ficaria de boa. Creio que eu teria uma livraria aqui e uma em Buenos Aires. Mas moraria lá. 
- Por que?
- Para andar de bike. E terminar os meus romances.
- Cê ri por quê? 
- Não sei, me deu vontade. Da falsa ilusão sem o problema econômico aparecendo a mim a toda hora como um fantasma.
- Paranóico.
- Lembre-se que estou desempregado e literatura não se troca nem no mercado de tomates.
- Ai, começou. Cê sempre se irrita. Põem-se como vítima.
- Eu, vítima? Vou começar a chamá-la de mano. Tá me tirando?
- Acabou a cena? Cê não viajaria? Não tiraria férias? Sei lá, se mexer.
- Se fala como seu eu fosse uma lagarta. Claro que viajaria e, alem do mais, as viagens teriam como objetivo conhecer "todas" as livrarias e delas alimentar a Noturno Citadino.
- O que é Noturno Citadino?
- Como o que é? É o nome da livraria.
- Ah!

Ana sentada ao meu lado retira os sapatos, as meias e se aconchega. Toca seus pés gelados na minha perna.

- Como cê tá quentinho. 

Ana me abraça.