30.11.17

repensar la anarquia



O princípio anarquista
Piotr Alekseievitch Kropotkin
Trad.: Plínio Coelho

A anarquia foi compreendida por seus fundadores como uma grande ideia filosófica. Ela é, com efeito, mais do que uma simples causa de tal ou qual ação. Ela é um importante princípio filosófico.

[...]

Ela é um princípio de luta de todos os dias. E se é um princípio nessa luta, é porque as aspirações profundas das massas, um princípio, falseado pela ciência estatista e pisoteado pelos opressores, mas sempre vivo e ativo, sempre criando o progresso, malgrado e contra todos os opressores.

[...]

Já não é uma simples luta contra camaradas de oficina que se arrogaram uma autoridade qualquer num agrupamento operário. Não é mais uma simples luta contra chefes de outrora, nem mesmo uma simples luta contra patrão, um juiz ou um oficial.

É tudo isso, sem dúvida, pois sem a luta de todos os dias, para que chamar-se revolucionário? A ideia e a ação são inseparáveis, se a ideia tem ascendência sobre o indivíduo; e, sem ação, a própria ideia atrofia-se.

É ainda bem mais do que isso. É a luta entre dois grandes princípios que, em todos os tempos, encontraram-se em oposição na sociedade: o princípio de liberdade e aquele de coerção.