18.6.19

[...]


Medidas de segurança tão opressivos só são necessárias quando a riqueza e o poder são distribuídos tão injustamente que os seres humanos não podem coexistir em paz.

Mulheres

Os policiais não conseguem pensar com a cabeça de cima quando se trata de vigilância em vídeo. Em um estudo da universidade de Hull, uma de cada dez mulheres viraram alvo por razões "voyeurísticas" por operadores de câmeras masculinas, e uma sargenta policial do Brooklyn delatou vários de seus colegas em 1998 por "tirar fotos de mulheres civis na área... de fotos dos seios até o traseiro"

Ativistas

A experiência tem mostrado que sistemas CFTV podem ser usados para espiar grupos de ativistas engajados em formas legais de dissidência ou discussão. Por exemplo, a Universidade da Cidade de Nova Iorque foi constrangida alguns anos atrás por estudantes ativistas que descobriram, muito para o seu desalento, que a administração instalou câmeras de vigilância em suas áreas de reunião. Essa tendência não mostrou sinais de decrescimento: uma das mais populares manifestações das capacidades da CFTV que os agentes da lei e fabricantes gostam de mencionar é a habilidade de ler o texto de panfletos que ativistas colam em postes.