22.3.21

Como funciona o fascismo

Cambridge Analytica e Bolsonaro - O Brasil está sendo manipulado

A educação representa uma grave ameaça ao fascismo ou se torna um pilar de apoio para a nação mítica.

Sempre que o fascismo ameaça, seus representantes e facilitadores denunciam as universidades e escolas como fontes de "doutrinação marxista", o bicho papão clássico da política fascista. Usada normalmente sem qualquer conexão com Marx ou com o marxismo, a expressão é empregada na política fascista como uma maneira de difamar a igualdade.

Numa democracia liberal saudável, a linguagem é uma ferramente de informação. O objetivo da propaganda fascista não é apenas zombar e fazer pouco caso de um debate público sólido e complexo sobre políticas, mas eliminar sua possibilidade.

Em locais de trabalho privados nos Estados Unidos, a liberdade de expressão é uma fantasia. Os trabalhadores são frequentemente submetidos a acordos de confidencialidade, o que os proíbe de falar sobre diversos assuntos. Na maioria dos locais de trabalho, os funcionários podem ser demitidos por discursos políticos nas mídias sociais. Atacar os únicos locais de trabalho num país que oferecem proteções genuínas de liberdade de expressão usando o ideal da liberdade de expressão é outro exemplo da familiar natureza orwelliana da propaganda política.

Trad.: Bruno A.