22.2.20

O poder americano e os novos mandarins

On human nature | 1971

É cada vez mais clara a percepção de que seria uma ilusão acreditar que tudo estará bem se pelo menos o herói liberal de hoje puder ser instalado na Casa Branca, assim como a consciência de indivíduos isolados e em competição raramente podem enfrentar sozinhos instituições repressoras. Na melhor das hipóteses, alguns deles serão tolerados como meros estorvos intelectuais. A massa, mesmo sob a democracia formal, aceitará "os valores que foram inculcados, não raro acidentalmente e não raro de maneira deliberada por interesses adquiridos", valores que assumem a posição de "hábitos inconscientemente adquiridos, mais que escolhas". Numa sociedade fragmentada e competitiva, os indivíduos não são capazes de descobrir seus verdadeiros interesses nem de agir em sua defesa, exatamente como não são capazes de fazê-los quando impedidos de se associar livremente por controles totalitários. O reconhecimento desses fatos fez com que jovens convergissem em várias formas de resistência, originando as poucos conhecidas mas impressionantes tentativas de organização comunitária em muitas partes do país; ele também serve aparentemente de motivação aos porta-vozes do "poder negro". É interessante notar que ideias clássicas de socialismo libertário abriram caminho na ideologia da "Nova Esquerda". Afirmações como as que se seguem praticamente se tornaram clichês - não podendo, portanto, ser consideradas falsas nem irrelevantes: Nosso sistema social "sacrificou os interesses gerais da sociedade humana em nome dos interesses privados dos indivíduo, com isto minando sistematicamente um relacionamento autêntico entre os homens e as mulheres"; "A democracia, com seu lema de igualdade de todos os cidadãos perante a lei, e o liberalismo, com o seu direito do homem sobre sua própria pessoa, naufragaram ambos nas realidades da economia capitalista"; "O maior problema de qualquer forma de poder é simplesmente que sempre tenta enfeixar a rica diversidade da vida social em formas definidas, adaptando-a a suas normas particulares.

Noam Chomsky
Trad.: Clóvis M.