21.2.21

Preponderância do lixo

 
Trashed, de Cordelia N.

Cerca de 12.000 milhões de toneladas de lixo plástico
estarão em depósitos de lixo ou no meio ambiente até 2050


Segundo os cálculos de R. A., em média, 97% de toda a energia e de todo o material convocados na fabricação de produtos manufaturados são transformados em lixo: 

Estamos operando um sistema industrial que é, de fato, em primeiro lugar e antes de mais nada, uma máquina produtora de lixo.

Preponderância cronológica do lixo: a vida útil de um produto industrial ou de seus componentes nas mãos do consumidor é frequentemente ínfima em relação aos decênios, séculos ou milênios de sua existência como lixo.

No capitalismo contemporâneo, o fetiche da mercadoria revelado por Marx não deixou de existir. Mas ele ganha hoje uma dimensão suplementar ao passar da esfera da produção à esfera do consumo. Enquanto o processo de produção capitalista produz o fetiche da mercadoria, o processo de consumo no capitalismo produz sua perda, após o ato de aquisição. Trata-se de um processo igualmente "mágico" pelo qual o objeto que parecia vivo, dotado de um singular poder de sedução e de transferência erótica, torna-se dejeto, não por perda de funcionalidade, mas por uma disforia pós-compra (não distante da disforia pós-coito) que conduz a um desinvestimento de sentido.

Em inglês, waste, lixo, significa também deserto e desperdício. A esse deserto se reduz a Terra colapsada pela megacorporação Buy n Large na animação Wall-E, de Andrew Stanton.

A rápida industrialização periférica ao final do século XX exacerbou o problema da poluição e do lixo nos países chamados subdesenvolvidos, gerando processos perversos de simbiose entre as oligarquias fundiárias, o capital predador e o autoritarismo militar, simbiose que estimulou fenômenos de migração maciça, inchaço nas cidades e proliferação de favelas em sociedades já outrora estigmatizadas pela colonização, pela escravidão e pela carência de coesão social, educação, recursos, eficiência administrativa e infraestrutura para processar ou reciclar a nova escala de seu lixo urbano e industrial.