16.3.24

Mundo subterrâneo de Bella Baxter


A lógica mítico-ritual privilegia a intervenção masculina em todos os espaços, sempre enfatizando a mulher como mero objeto de troca. A dissimetria é, pois, radical entre os homens, sujeitos e as mulheres, simples objetos.

Mas há uma colaboração da "ala feminista" ou seria um ponto que a consciência das mulheres estaria ignorando ou os esquemas de percepção são mais fortes do que aparentam? Ainda vale tudo por dinheiro, traição, status social, carros, cocaína, álcool, prostituição? Vejo que está inscrito duradouramente nos corpos dóceis. Nenhuma sociedade ideal e moderna pode ser construída sob esse escopo.

Aos homens da elite do atraso todas as benesses, todo o monopólio de todas as atividades, públicas e privadas, de "educação" e de representação e em particular de todas as trocas de honra e, a cereja do bolo, trocas de mulheres.

Há toda uma gama de signos de comunicação que são instrumentos de dominação e com a qual as mulheres aceitam. Os homens da elite do atraso não lucram apenas economicamente mas simbolicamente. 

No "mundo social" vencem as estruturas técnicos-míticas. E não há luta de classes nenhuma nem para superá-las, quanto mais para destrui-las.