29.9.24

Against cult of Ignorance


Anti-intellectualism has been a constant thread winding its way through our political and cultural life, nurtured by the false notion that democracy means that my ignorance is just as good as your knowledge.


Isaac Asimov dedicou uma grande parte de sua carreira literária para escrever livros para jovens, de ficção e não ficção a livros para crianças de ensino primário: uma série de textos sobre ciência.

The Best New Thing foi sua primeira tentativa de escrita para crianças. A revista Boy's Life publicou várias narrativas curtas para crianças. Ginn Science Program, nos anos setenta publicou uma sequência de livros: ABC’s on Space, ABC’s of the Ocean, ABC’s of the Earth, ABC’s of Ecology, a série How Did We Find Out About…? O problema, no entanto, eram as vendas, pois na sociedade de consumo chafurdada em superstições é muito difícil difundir a ciência, mesmo lá no primeiro mundo. Carl Sagan relata também essa dificuldade. Asimov do mesmo modo escreveu uma série de livros de astronomia para chicos.

Did Comets Kill the Dinosaurs? teve uma receptividade maior, afinal de contas é um tema muito popular na juventude.

A encomenda sobre OVNI desagradou Asimov, pois o narrador de science fiction não considerava o assunto astronomia mas mitologia. Todavia, tocou a nave.

Em 1981, o defensor da ciência, recebeu uma homenagem, um asteroide foi nomeado de 5020 Asimov.

Assim, Isaac relata: 
Não é muito difícil escrever para jovens se evita pensar neles como crianças. Não simplifico o vocabulário para eles. Evito as frases demasiados longas e complexas e não caio em alusões de difícil interpretação. Os jovens não carecem de inteligência nem de capacidade de raciocínio, só lhes falta experiência.