2.8.24

Teoria marxiana


Karl Marx foi o primeiro a descobrir que os conflitos de grupos e os processos ligados a eles, apensar das diferenças de suas manifestações, podem possuir uma estrutura fundamental semelhante. Sua constatação de que tais conflitos não surgem da má vontade ou da fraqueza de caráter de um lado ou do outro, mas de particularidades estruturais da sociedade em questão...

Marx afirmava implicitamente que todos os conflitos de grupos eram essencialmente conflitos de classe, sendo que uma delas tem a possibilidade de monopolizar as chances de poder econômico.

Marx desenha um quadro das sociedades humanas no qual todos os diferenciais de poder podem ser explicados a partir do poder econômico. A monopolização decisiva é a do controle sobre os meios de produção - sobre o "capital".

Marx procurou, em sua teoria, associar entre si duas funções que via de regra são incompatíveis: a função de uma representação simbólica das sociedades humanas, até onde fosse possível em consonância com a realidade observável nelas, e a função de uma arma nas batalhas ideológicas da classe dos trabalhadores com a dos empresários.