4.2.26

Dialética da escola-prisão

Que tipo de homens e mulheres os pirralhos serão ao receber esta péssima educação estatal?

A razão na escola fez da Europa a Europa. O Brasil toma o caminho do retrocesso e marcha para se tornar um apêndice da idade média, isto é, de perder o que resta de senso científico. Mas convenhamos, algum dia chegou a ter senso crítico difundido pelo seu tecido social?

A Europa frequentou a escola do pensar coerente e crítico enquanto o gigante subdesenvolvido não sabe distinguir mito de realidade.

O ensino ruim é o amuleto, o crucifixo de que necessitam os incultos com poder e muita grana para perpetuar a miséria - de que outro modo se ergue uma teocracia com a manipulação das massas? 

A estratégia da classe dominante é frear qualquer pensamento que auxilie na construção da igualdade. Construir uma boa sociedade para todos - ou disseminar a qualidade de vida - não está na pauta da elite. 

É preciso desprezar a beleza, ou seja, que o conhecimento dialético seja alvejado. Infelizmente, nós não veremos nunca uma humanidade altamente desenvolvida e nem mesmo uma sociedade de gente letrada. Nesse contexto, o Brasil jamais será próspero economicamente e em tempo nenhum será um polo produtor de excelência artística e de pesquisa.