18.2.08

[Dicionários]

Minha relação com os dicionários se devia ao fato de minha ignorância ser infinitamente maior do que o que eu sabia. Daí a tentativa de aprender as coisas nos dicionários. Nada acadêmico, nunca fui filósofo. O homem inventou estradas, auto-estradas, um caos. Não se pode andar na rua e, de carro, então, nem se fala. Foi a inteligência que nos levou a todos esses absurdos. A destruição da natureza, a violência, o banditismo. Como diz Noel Rosa: "Mas a filosofia hoje me auxilia a viver indiferente assim. Nessa solidão sem fim, vou fingindo que sou rico para ninguém zombar de mim". E continua Noel: "Quanto a você, da aristocracia, tem dinheiro, mas não compra a alegria. Há de viver eternamente sendo escravo dessa gente que cultiva a hipocrisia". O cultivo da hipocrisia chegou a um ponto em que o país ficou de cabeça para baixo. Como disse Chico Buarque, dinheiro é bom para comprar uísque, charuto e pagar o aluguel. Quando o dinheiro é tudo, a vida vira a maior chatice.

[Tom Jobim]