25.7.24

Universidade, para quê?



Tem de tudo no latifúndio “Brésil”, menos estruturas de cultura. O Brésil não conseguiu desenvolver seus espaços para além de boteco, igreja, posto de gasolina, supermercado, farmácia, loja de materiais de construção, clube de tiro (sem luta de classes, evidentemente), e puteiro. O que difere dessa geografia muito mal ocupada, está em alguma capital cosmopolita no primeiro mundo. Me recuso a descrever onde os mortos são enterrados.

Vejam, o “Brésil” tem escola estadual Igreja Evanjegue, pastores e fascistas na folha de pagamento do Estado. O conceito de Estado Laico é ilusório. O “Brésil” tem comunidades terapêuticas que dizem “curar” o peão do terceiro mundo através do fanatismo religioso. 

Calculem, as estruturas da "perifa" não ajudam a combater as desigualdades sociais, não ajudam a desenhar uma bela cidade. Para que serve a Universidade?

O socialismo jamais triunfará na periferia do capitalismo, faltam estruturas que desenvolvam a consciência científica e plano de poder que não gire apenas em torno de concentração de renda e populismo.

No “Brésil” somente os criminosos de colarinho branco prosperam.